Seja bem vindo

Quando o dia amanhece Deus abençoa a todos, quando a noitece Deus dar o descanso para o corpo, mas mantém seu espirito em vigilancia. Permaneça firme em tudo que deseja realizar com fé e segurança.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Notícia na Íntegra


Reitora da UFRPE tomou posse em Brasília, nesta terça (08/05).
Data: 8.5.2012

A professora Maria José de Sena toma posse como reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) nesta terça-feira (8/05), às 10h30, em Brasília. A cerimônia de transmissão de cargo ocorre, no Recife, na próxima segunda (14/05), às 15h, no Salão Nobre, no campus-sede de Dois Irmãos. A docente é a primeira mulher a assumir o cargo em universidade do Estado, no ano em que a UFRPE comemora 100 anos de fundação.

A cerimônia de Brasília ocorre na Sala de Atos do Ministério da Educação, com a presença de autoridades do Ministério da Educação, do Governo Federal, entidades ligadas ao ensino superior e do último reitor, professor Valmar Corrêa de Andrade, que conduziu a UFRPE de 2004 a 2012, em dois mandatos.

A professora Maria José de Sena foi eleita, em setembro de 2011, com 45,7% dos votos de estudantes, professores e técnicos-administrativos, ao lado do vice-reitor, professor Marcelo Carneiro Leão, que também é empossado no dia 14 de maio.

A nova reitora da UFRPE deixa a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, onde esteve nos últimos oito anos, com o compromisso de tornar a UFRPE menos burocrática administrativamente, com maior acesso à informação aos alunos, e incrementar o ensino, a pesquisa e a extensão. Entre os primeiros desafios, será responsável pela implantação da nova unidade da UFRPE no Cabo de Santo Agostinho, prevista para 2013.

Maria José nasceu, em 1961, no Engenho Cajabuçu, distrito do Cabo de Santo Agostinho, de uma família numerosa, com nove irmãos. Deu início à trajetória acadêmica em 1991, como professora colaboradora do Departamento de Medicina Veterinária, ingressando como professora efetiva em março de 1993. Assumiu funções e cargos como: supervisora da Área de Medicina Veterinária Preventiva/DMV, presidente da Comissão de Ensino/DMV, membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente, coordenadora de Estágios da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e coordenadora do Curso de Medicina Veterinária.

É graduada em Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências Agrícolas pela UFRPE, além de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Unicap. Tem doutorados na área de Medicina Veterinária Preventiva e Epidemiologia pela UFMG. É presidente da Câmara de Ensino de Graduação e Conselheira dos Conselhos de Ensino Pesquisa e Extensão e Universitário, além da Câmara de Política.

Em âmbito nacional, é membro da Comissão de Acompanhamento do Sistema de Seleção Unificada - Sisu/MEC/Forgrad. Foi presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad), no período 2009-2010.

O professor Marcelo Brito Carneiro Leão foi, até o momento, coordenador dos Programas de Pós-Graduação da UFRPE. Iniciou sua trajetória acadêmica na Instituição, em 1985, quando cursou Licenciatura em Química. Foi vice-coordenador do mesmo curso e diretor do Departamento de Química. Tem mestrado e doutorado em Química Computacional, além de pós-doutoramento em Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências, realizado na Espanha.

O Plano de Gestão de Maria José de Sena e Marcelo Brito Carneiro Leão, durante o quadriênio 2012-2016, prevê linhas de ação, projetos e políticas focados principalmente no fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão da UFRPE. Entre outras prioridades, pretendem investir na reestruturação administrativa, na readequação dos espaços físicos e na ampliação da assistência estudantil para alunos da sede, das unidades, dos campi avançados, do Ensino a Distância e do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai).

UFRPE – Entre os anos de 2003 e 2012, o número de cursos de graduação na instituição cresceu de 16 para 39. No mesmo período, a quantidade de vagas passou de 1.220 para 3.240. Hoje são 44 cursos de graduação, incluindo os de educação a distância, 44 cursos de pós-graduação – 26 mestrados, dois mestrados profissionais e 16 doutorados –, além de aperfeiçoamentos, capacitações e cursos de extensão.
A UFRPE tem população de quase 15 mil alunos ativos, mais de mil professores e quase mil técnicos-administrativos, na sede e nas Unidades Acadêmicas de Garanhuns (UAG), de Serra Talhada (UAST) e de Educação a Distância e Tecnologia (EAD-Tec).
Noticia:EADTec

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores